Crítica - Whip It (2009)

Realizado por Drew Barrymore
Com Ellen Page, Kristen Wiig, Marcia Gay Harden, Drew Barrymore

A actriz/cineasta Drew Barrymore surpreendeu tudo e todos com este seu fantástico e sofisticado “Whip It”, uma comédia convencional mas extremamente eficaz que transformou esta conhecida actriz numa realizadora a ter em conta para o futuro. A história desta divertida comédia é baseada no livro “Derby Girl” de Shauna Cross e centra-se em Bliss Cavendar (Ellen Page), uma revoltosa e inconformada adolescente texana que vive com a sua família tradicional em Boudin, uma cidade norte-americana extremamente convencional que é habitada por pessoas com a mesma mentalidade fechada que a sua família, no entanto, esta adolescente rebelde não se revê nos valores da sua família e tenta estabelecer novos relacionamentos com pessoas com uma mentalidade semelhante à sua e é no Roller Derby, em Austin, que encontra essas pessoas que a vão libertar da sua enfadonha rotina.


O enredo de “Whip It” não é nem extraordinário nem inovador, mas é extraordinariamente cativante. Drew Barrymore (Realizadora/ Guionista) e Shauna Cross (Guionista) criaram uma comédia modesta mas nada frívola ou trivial, que é rica em temas socialmente relevantes como o extremismo eclético ou a exclusão social e que se torna deliciosamente divertida devido aos vários desafios sociais que Bliss enfrenta em Boudin (Família) e em Austin (Derby Girls). A sua narrativa é rica em momentos cómicos e em momentos emocionais, mas também é rica em vários elementos de interesse como o contraste que é feito entre a volatilidade do Roller Derby e das Derby Girls e o tradicionalismo de Boudim e dos Cavendar, um confronto que traduz a dicotomia da vida de Bliss, uma adolescente com duas famílias que à sua maneira marcam a sua conturbada existência.


O elenco de “Whip It” é claramente um dos seus pontos fortes. À excelente performance da talentosa Ellen Page como Bliss/ Babe Ruthless, somos também presenteados com fantásticas performances das actrizes que dão vida às Derby Girls: Juliette Lewis (Iron Maven), Kristen Wiig (Maggie Mayhem), Zöe Bell (Bloody Holly), Eve (Rosa Sparks) e Drew Barrymore (Smashley Simpson). A sua banda sonora também é soberba, porque é formada por temas modernos e rockeiros que se misturam muito bem com a essência revoltosa desta comédia. A realizadora rookie Drew Barrymore mostrou todo seu talento e habilidade com este “Whip It”, um bom filme que não merecia uma estreia tão tardia em Portugal.

Classificação – 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>