Espaço Memória – On The Waterfront [Há Lodo no Cais] (1954)

Realizado por Elia Kazan
Com Marlon Brando, Karl Malden, Eva Marie Saint, Lee J. Cobb

Em dia de Óscares, por que não relembrar um dos filmes mais premiados de sempre pela Academia. Baseado numa série de artigos de jornal intitulados Crime on the Waterfront de Malcom Johnson, Há Lodo no Cais começou a ser escrito por Arthur Miller que abandonou o projecto aquando da célebre colaboração de Kazan com o Comité de Actividades Anti- Americanas, sendo posteriormente elaborado pelo argumentista, também delator, Budd Schulberg. O filme é assim a todos os níveis uma obra de redenção. Redenção do realizador perante os colegas, depois de ver a sua imagem tão decaída, e redenção do jovem Terry Malloy (Marlon Brando) que, ao se apaixonar, pela irmã de um homem que ajudou a matar toma consciência do ponto a que desceu, da forma como vendera a sua anterior carreira de pugilista e estava agora enredado na teia da extorsão do sindicato dos estivadores. Terry com a ajuda de Edie Doyle (Eva Marie Saint) e a protecção do padre (Karl Malden) acaba por denunciar os crimes em tribunal e ser abandonado por todos.


Filmado a preto-e-branco com grande realismo e com a interpretação de vários actores do “Método” como o grande Marlon Brando, aqui mais belo e mais competente que nunca, conseguindo dar à sua personagem a sua própria ambivalência entre um duro e um homem frágil, sedento de amor e aceitação e cheio de mágoas por ter sido vendido pelo próprio irmão, o realismo dos cenários, as interpretações, a fabulosa mas arrepiante banda sonora de Leonard Bernstein aproximam o filme do neo-realismo e são sem dúvida um pedido de desculpas de Elia Kazan.
A obra foi um estrondoso sucesso aquando da sua estreia pela sua conotação política numa América corrompida e vigiada constantemente pela louca caça às bruxas. Foi também reconhecida com uma obra perfeita pela Academia que lhe atribuiu oito Óscares incluindo o de Melhor Realizador, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Secundária. O filme ficou imortalizado devido a cenas como a dos dois irmão a discutirem num banco traseiro de um carro, momento que condensa todo o conflito, ou ainda quando Malloy arromba a porta de Edie para lhe declarar o seu amor.

Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>