Espaço Memória – Apocalypse Now (1979)

Realizado por Francis Ford Coppola
Com Marlon Brando, Robert Duvall, Martin Sheen, Sam Bottoms

Filme muito difícil, incómodo, Apocalypse Now é uma viagem rio acima, pelo Vietnam em Guerra até ao Cambodja, do capitão Willard (Martin Sheen) e dos seus homens numa missão secreta para assassinar o supostamente alienado e facínora coronel Kurtz (Marlon Brando). Esta viagem vai-se tornar numa horrível e fascinante denúncia dos cambiantes de uma guerra completamente louca e sem objectivo, considerada por muitos de uma grande veracidade histórica. A ideia inicial de oficial americano assassinar outro oficial pelos excessos “pouco saudáveis “ por ele cometidos vai-se tornando progressivamente ridícula ao vermos elementos do exercito a aproveitar as boas ondas para surfar durante um bombardeamento, ou o estatuto especial de um soldado campeão de surf nos EUA, ou ainda os quartéis festivos dominados pelos americanos nas margens do rio, os loucos espectáculos eróticos das alienadas coelhinhas da playboy enviadas para animar os soldados, a droga que acaba por alucinar muito menos do tudo o que se passa em torno daquele barco ou ainda uma inacreditável família tradicional francesa que tenta a todo o custo manter a terra que domina há setenta anos entre chás e porcelanas.


A banda sonora que inclui músicas dos Doors e dos Rolling Stones contribui para esta inacreditável transposição da juventude americana para as florestas vietnamitas em nome de uma guerra que não lhes diz respeito. Progressivamente a viagem, inicialmente recheada de momentos de um cómico quase trágico, vai ganhando contornos de uma enorme espiritualidade quando Willard encontra o coronel Kurtz e compreende que o horror da guerra não está ali mais presente do que em tudo o que viu antes.
O filme foi rodado nas Filipinas com grande desgaste de toda a equipa mas o resultado final não fica longe do que de facto aconteceu. O filme está recheado de momentos inesquecíveis e de personagens incríveis como o Coronel Kilgore (Robert Duvall), que “adora o cheiro de napalm pela manhã”, ou o completamente alucinado repórter de guerra (Dennis Hopper). Grande parte do filme é narrada acompanhando os pensamentos de Willard e aproximando-o do próprio olhar incrédulo do espectador mas será Marlon Brando o protagonista, a personagem central que move toda a acção apesar de actuar apenas em breves momentos. Com lugar de honra na História do Cinema Americano, Apocalypse Now receber os Óscares de Melhor Fotografia, Melhor Som, e foi nomeado para os Óscares de Melhor Realizador, Melhor Montagem, Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado. Entre muitos outros prémios, recebeu em Cannes a Palma de Ouro e o Prémio FIPRESC.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>