Espaço Memória – East of Eden (1955)

Realizado por Elia Kazan
Com James Dean, Julie Harris, Raymond Massey, Burl Ives

East of Eden é a adaptação ao grande ecrã da obra homónima de John Steinbeck sobre um jovem, Cal (James Dean) que se sente sempre preterido em relação ao irmão, Aron (Richard Davalos) na já de si débil estrutura familiar. Ambos foram criados pelo pai, um homem profundamente religioso e contido emocionalmente, julgando-se órfãos de mãe, no entanto Cal descobre que esta está viva, é dona de um prostíbulo numa cidade próxima e que tem enormes semelhanças com ela.


Versão moderna de Caim e Abel, East of Eden foi a primeira grande obra do legado de Dean. Formado no Actor’s Studio, do qual Kazan foi um dos fundadores, Dean compõe já aqui a personagem de jovem rebelde, inconformado, ambíguo na opção entre o bem e o mal que seria para sempre associado à sua figura e que sublimaria nas obras seguintes. Todo o filme assume a conotação bíblica que o título lhe dá logo à partida, e que se repete nas iniciais do nome dos nomes dos dois irmãos. Desenrolando-se em Salinas, pequena localidade costeira, a acção é filmada em inúmeras cenas de exterior sabiamente aproveitadas pelo cinemascópio, onde predomina o verde do próprio jardim do Éden. A fotografia opta por uma paleta pastel evocando esse espaço simbólico.
Na luta pelo afecto do pai, Cal encontra-se, apesar das inúmeras rejeições deste e do acto emocionalmente fratricida que comete sobre o irmão. Este percurso é sempre acompanhado por Abra (Julie Harris) que se, consegue uma transparecer uma sensatez que permite a Dean brilhar, resulta ao mesmo tempo como uma personagem estranha aos olhos do espectador dada a considerável diferença entre a actriz e personagem que interpreta. Jo Van Feet, que desempenhou Kate a mãe dos dois jovens neste filme, recebeu pelo seu desempenho o Óscar de Melhor Actriz Secundária em 1955.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>