Espaço Memória – The General (1926)

Realizado por Clyde Bruckman e Buster Keaton
Com Buster Keaton, Marion Mack, Charles Henry Smith, Frank Barnes

Buster Keaton, o cómico que nunca se ri, construiu nesta película umas das importantes obras do cinema mudo. Johnny Gray (Buster Keaton) tem duas paixões, a sua locomotiva e a namorada, Annabelle Lee (Marion Mack). Quando a rebenta a Guerra da Sucessão, Johnny tenta-se alistar mas é recusado por ser mais útil fora do campo de batalha. A namorada, que não sabe disto, considera-o um cobarde e só aceita de volta quando usar um uniforme. Entretanto, The General, o comboio onde ela e outros passageiros viajavam é desviado pelo exército inimigo e Johnny de tudo fará para recuperar os dois.


Os extraordinariamente bem conseguidos planos da obra aliam-se sabiamente aos números cómicos quase poéticos de Keaton. Inesquecível é a arriscada cena em que Johnny se senta num dos eixos da locomotiva e se deixa oscilar ao ritmo da roda, símbolo talvez dos altos e baixos da vida, dos revezes da sorte que nos conduzem por um percurso que é só nosso. Tão corajosa e tão séria esta personagem de Keaton é demasiado clown para ser um herói, é sensível, lírica e de um humor finíssimo.
Apesar de não se conseguido adaptar às potencialidades do cinema sonoro, Buster Keaton foi um mestre do cinema anterior e um pioneiro de todo o cinema subsequente. Nesta película podemos assistir à mais cara cena do cinema mudo, a irrepetível queda da ponte e da locomotiva ao rio, no qual dizem que ainda hoje se encontra submersa, criando assim um dos primeiros efeitos especiais de grande impacto.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>