Crítica - The Last Song (2010)


Realizado por Julie Anne Robinson
Com Miley Cyrus, Liam Hemsworth, Bobby Coleman, Greg Kinnear

As adaptações cinematográficas dos sucessos literários de Nicholas Sparks costumam ser bastante lucrativas, mas raramente conseguem surpreender a crítica especializada. A última adaptação a chegar aos cinemas mundiais, “The Last Song”, não é uma excepção à regra e também não nos consegue convencer. A história desta produção dramática é protagonizada por Veronica (Miley Cyrus), uma adolescente que nunca conseguiu superar a separação dos seus progenitores ou o inesperado afastamento do seu pai. Verónica é uma rapariga indisciplinada e insubmissa que tem uma relação muito tensa com todos os que lhe estão próximos, no entanto, esse seu comportamento altamente destrutivo é drasticamente alterado quando ela é obrigada a passar as suas férias de verão com o seu pai numa pequena cidade costeira onde ele vive e é nesse sitio paradisíaco que a sua relação será recuperada e reabilitada através de uma paixão comum. Veronica também vai aprender que o romance é muito complexo e muito imprevisível.


Os argumentos das outras adaptações cinematográficas dos famosos romances literários de Nicholas Sparks nunca foram escritos por este famoso escritor, mas o argumento desta produção foi. A sua elaboração ocorreu paralelamente à composição do projecto literário que lhe serviu de inspiração, uma situação muito invulgar que não foi muito benéfica para esta adaptação porque “The Last Song” é um dos livros menos conseguidos e imaginativos do escritor americano, porque assenta essencialmente numa história que reutiliza descaradamente as principais ideias dos seus grandes sucessos qualitativos. A narrativa de “The Last Song” é excessivamente melodramática porque oferece ao espectador uma história que é composta por inúmeras temáticas dramáticas e românticas, temáticas essas que são pobremente e superficialmente exploradas, assim sendo, entre fracos dramas familiares e vulgares paixões juvenis, somos confrontados com uma produção extremamente leviana que tenta, sem grande sucesso, emocionar e surpreender o espectador através de inúmeras sequências que são maioritariamente constituídas por estereótipos românicos e dramáticos. Os diálogos também obedecem a uma construção inimaginativa e estereotipada e não fazem muito mais do que constatar os factos mais óbvios.


O trabalho de Julie Anne Robinson é muito insuficiente. “The Last Song” precisava de um realizador que conseguisse ser mais ambicioso e mais imaginativo que os responsáveis pelo seu argumento, para que assim pudesse alcançar algum êxito qualitativo num mercado que já se encontra completamente saturado com projectos do mesmo género. As sonoridades não são muito criativas e são claramente direccionadas a um público mais jovem e mais inocente. O elenco também não nos convence. A performance de Miley Cyrus é bastante medíocre e serviu apenas para nos comprovar que esta jovem actriz ainda não está madura o suficiente para assumir trabalhos mais sérios e menos juvenis. O interesse romântico da sua personagem, Liam Hemsworth, também não nos oferece uma prestação mais completa. Os elementos mais experientes deste elenco, Bobby Coleman e Greg Kinnear, também não acrescentam grande qualidade a esta produção.


A elevada carga melodramática que nos é apresentada em “The Last Song” não é eficiente, porque o espectador não consegue acompanhar devidamente as sucessivas problemáticas que se vão sucedendo ao longo da história. A sua vertente romântica também é muito superficial e pouco imaginativa, já que obedece a uma construção estereotipada que a coloca no mesmo patamar que a esmagadora maioria das histórias românticas que são protagonizadas por adolescentes. Aos notórios defeitos narrativos temos que acrescentar o incompetente trabalho de Julie Anne Robinson e a medíocre performance do seu elenco. À luz destas evidências só podemos concluir que “The Last Song” é um péssimo produto cinematográfico que deverá encabeçar facilmente a selecção dos piores filmes do ano.


Classificação – 1 Estrela Em 5

Enviar um comentário

17 Comentários

  1. Não é por nada, eu sei respeitar críticas, mas dá-me a impressão de que quem escreveu esta crítica não leu o livro. Já vi o filme, e também pude constatar que que a realização de Julie Anne Robinson e o protagonismo de Miley Cyrus não foram das melhores, no entanto também já li o livro e posso dizer que se esta crítica tivesse acompanhamento de uma crítica literária sua, teria pelo menos 2,5 estrelas. Para mim, dado que já conheço a história, e já sabia do melodrama que vinha por aí, dou-lhe 3 estrelas.

    ResponderEliminar
  2. Sabem não concordo. Eu sou a Ana e também sou famosa e fiz um filme na minah terra muito parecido e gosto da Miley como uma irmão isso porque sou como a sua fã nº1.
    Este filme está muito bem contruido e a historia e um exito.
    MUITOS PARABENS

    ResponderEliminar
  3. Penso que todas as criticas sao construitivas, mas acho que quem escreveu esta critica, so viu o filme e nao leu o livro. Miley Cyrus ainda necessita um pouco mais de aprendizagem a nivel de representaçao, mas o filme esta muito fiel ao livro, e penso que tocou no coraçao de todos os que foram ver. Posso nao ter muita experiencia neste tipo de criticas, mas o filme merecia pelo menos 5.(fique bem claro que nao gosto da Miley Cyrus, so estou a defender todo o esforço que a equipa de realizaçao e os proprios actores tiveram)
    Espero que compreendam a minha posiçao.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. geente,
    tem o livro desse filme?
    digam digam
    ql nome??

    ResponderEliminar
  5. A Melodia do Adeus de Nicholas Sparks;)

    ResponderEliminar
  6. a miley cyrus é uma grande actriz e o filme está espectacular ela representa muito bem e conseguiu-o demonstrar na série de hannah montana e tambem neste filme quem fez esta critica nao sabe o que está a dizer apenas quer o mal de miley cyrus

    ResponderEliminar
  7. Não concordo, o filme emocionou qualquer um que foi ver, e sobre a atuação de Miley Cyrus, ela tirou completamente a imagem de hannah montana e se mostrou uma ótima atriz muito flexível em suas representações. Respeito as criticas mas achei-as injustas com todo o contexto e elenco e com certeza é muito provável uma enorme comoção com o filme.

    ResponderEliminar
  8. Realmente não compreendo como lhe atribui estatuto de um dos piores filmes do ano.
    O filme não é, claramente perfeito, mas melodramática é esta critica.
    Eu gostei muito e emocionei-me quer no livro como no filme.
    Respeito a opinião mas não a subscrevo.

    ResponderEliminar
  9. não acho que o filme é mau de todo.
    segue a história do livro, deixando escapar pequenos detalhes... mas fora isso.
    acho que a performance da miley ainda não é boa. contudo com o tempo e com mais experiência ela vai aprendendo mais sobe a representação e o acto em si.
    podia melhorar mas não vejo outra pessoa a representar esse papel do que a própria miely.
    os cenários e a produção é que me desiludiram.

    ResponderEliminar
  10. Gnete o filme the last song vai air quando ???

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião quando vemos um filme sozinhos conseguimos aprecia-lo melhor , senti-lo melhor, e até emocionamo-nos quando por vezes não o fazemos por vergonha .Já vi alguns romances,poucos, e este foi o único em que não consegui conter as lágrimas.Daria pelo menos 4 estrelas. Á que ter em conta que Miley ainda não é nenhuma actriz conceituada. No que toca a sentimentos, ver um filme sozinho em casa, não tem comparaçao com um cinema.

    ResponderEliminar
  12. Discordo drasticamente da critica. O Livro e emocionante para aqueles que o leiam se concentrando na historia e nao tentando construir criticas desde o inicio. O filme por sua vez eh completamente fiel ao que Nicholas Sparks escreveu. Miley Cyrus e Liam sao iniciantes, e acho que ambos e o ator mirin que interpreta Jonah [irmao de Ronnie] fizeram seus papeis de uma forma convincente. Acho que todos os criticos deviam assistir o filme duas vezes, a primeira se concentrando na historia, e deicando as criticas tecnicas para a repeticao!

    ResponderEliminar
  13. Não li o livro mas relativamente ao filme é todo ele fraco. Argumento sem bases nenhumas, a história é banalissima, nem a parte dramática que devia ser o ponto forte do filme foi assim tão comovente. As interpretações de todo o elenco que também não impressiona nada também estiveram muitos furos abaixo. Simplesmente um filme para ver uma vez (quem tiver curiosidade) e esquecer. Miley ainda têm muito que crescer e aprender para ser já actriz principal. Sinceramente nem percebo o porque do imenso sucesso dela no mundo artístico. Ter fama não é sinónimo de ter qualidade. Nota 2 no máximo.

    ResponderEliminar
  14. Também discordo da crítica, a atuação da Miley ainda n é das melhores, ams tudo bem, primeiro filme dela po, mas o filme deu pra comover e não se encaixa nos piores filmes do ano.

    ResponderEliminar
  15. Hm. Essa crítica em nível ácido, me passou até um pouco de raiva..
    Eu sou fã da Miley, e acompanho o trabalho dela desde nova, e posso dizer que notóriamente ela cresceu muito como atriz.
    Mas te recomendo ler o livro, para entender melhor o enredo, talvez você goste mais. Eu li o livro, e consegui relacionar bem o modo como a protagonista age em ambos (filme e livro).
    Acho que usou o adjetivo 'medíocre' no sentido errado. No meu entendimento esse, tem outro sentido, que não pode ser atribuído, e nem deveria ser usado em uma crítica, porque é pessoal demais até para uma sátira.
    Anyway, se você observar bem os papéis que vinham sendo interpretados pela Miley, vai perceber - e talvez até admitir - que é um papel totalmente diferente de qualquer formato que ela conheça.
    E acredito que em uma boa crítica, deve-se levar em consideração todos os aspectos, e todos os critérios são válidos. Então, na minha concepção, fanatismo à parte, eu daria 3 estrelas no mínimo. :)
    XOXO

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente ficou sendo o meu filme preferido, eu nuuuunca na minha vida que vou conseguir ver esse filme sem chorar.. Foda-se a porra da crítica o importante é que EU ameeeei e o que vale pra mim é a minha opinião e não a opinião dos outros.

    ResponderEliminar

//]]>