Crítica - The Cove (2009)

Realizado por Louie Psihoyos
Com Louie Psihoyos, Richard O'Barry

O realizador Louis Psihoyos é o responsável por um magnífico documentário que nos apresenta uma devastadora e horripilante demonstração da extensão da crueldade da humanidade para com os animais. O cineasta viajou até à Baia do Taiji no Japão, uma localidade isolada que é habitada por uma extensa população de golfinhos que são constantemente massacrados pelos habitantes humanos daquela localidade que os traficam ou que os chacinam. Louis Psihoyos contou com a preciosa ajuda de Richard O'Barry, um treinador de golinhos, e da Oceanic Preservation Society, uma sociedade de activistas ecologistas, duas magnificas contribuições que auxiliaram este cineasta a desenvolver um desconcertante mas importante documentário que certamente irá chamar a atenção de qualquer espectador.


“The Cove” está nomeado ao Óscar de Melhor Documentário e, na minha opinião, é claramente um dos grandes favoritos à conquista deste importante galardão porque nos apresenta uma fantástica narrativa que resulta de uma excelente investigação que conseguiu desvendar uma atrocidade ambiental que deve ser contestada e terminada. Louie Psihoyos e a Oceanic Preservation Society embarcaram numa arriscada operação com o simples intuito de alertar o público japonês e mundial para os crimes que se cometem numa pequena localidade e para as devastadoras consequências que advêm dessas actuações criminosas contra o ecossistema. “The Cove” explora o massacre de golfinhos e cetáceos que acontece anualmente numa isolada localidade japonesa que posteriormente os comercializa em diversos mercados, como por exemplo, os da alimentação ou do entretenimento mas o elemento fundamental deste documentário não é a matança objectiva dos animais em questão porque semanalmente as potencias ocidentais são responsáveis pelo extermínio de milhares de bovinos ou caprinos, no entanto, esse massacre não é tão violento ou incompreensível como o perpetrado pelos japoneses. A polémica também é agravada porque a carne proveniente dos golinhos não é tão saudável como a dos restantes mamíferos porque apresenta um nível anormal de mercúrio, uma substância altamente perigosa, um pormenor que também é divulgado e abordado pelo documentário que ataca os responsáveis políticos daquela localidade porque fornecerem esse tipo de carne às escolas da região.”The Cove” também acompanha o emocionante caminho de arrependimento de Richard O'Barry, um conhecido treinador de golfinhos que participou activamente em “Flipper”, um famoso produto televisivo que aproximou os ocidentais dos golfinhos. Richard O'Barry capturou e treinou sem grande piedade inúmeros golfinhos mas quando um desses animais se suicidou à sua frente Richard O'Barry decidiu alterar radicalmente a sua vida e começou a defender os animais que maltratava, assim sendo, não hesitou em participar em “The Cove” e em apoiar as suas finalidade e os seus objectivos, ou seja, impedir o crescimento do tráfico de golfinhos.


As execuções das filmagens deste explicito documentário foram bastante arriscadas porque a comunidade daquela localidade não facilitou o trabalho dos investigadores, muito pelo contrario, enveredou numa verdadeira batalha contra todos os activistas que tentavam auxiliar os golfinhos e os cetáceos a sobreviverem às suas brutais execuções. As filmagens apresentam o melhor de uma investigação jornalística e o melhor de uma produção sobre espionagem porque este documentário apresenta ao espectador múltiplas informações valiosas que são exploradas e retratadas com qualidade e objectividade mas também nos oferece inúmeros momentos de ansiedade e incerteza quando os investigadores tentam descobrir o que realmente acontece na Baia do Taiji. “The Cove” também explora o lado político do massacre porque alegadamente o governo japonês sabe de tudo mas nada faz para impedir ou limitar esses acontecimentos, muito pelo contrário, exerce uma considerável e favorável influencia nos organismos internacionais que regulam essas matérias e que não criticam ou acabam com esta desnecessária atrocidade ambiental. A divulgação internacional desta produção não originou grandes repercussões internacionais porque a tradição do massacre de cetáceos e de golfinhos contínua bastante activa em várias regiões japonesas, no entanto, os movimentos contra o extermínio de golfinhos são cada vez maiores e mais fortes, assim sendo, as politicas japonesas em relação a esta questão são cada vez mais atacadas e contestadas e num futuro próximo talvez assistamos à proibição geral destas práticas violentas. “The Cove” é um excelente e inspirador documentário que merece ser visionado por qualquer espectador.

Classificação – 4,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Você que escreve essa crítica não é vegetariano?é?

    Nos Estados Unidos, assim como em boa parte do mundo, milhões de animais são criados e assassinados por uma industria gigantesca.Vacas, galinhas, porcos, peixes entre outros. e tudo isso é considerado legal, comum e para a grande maioria inquestionavelmente certo.
    Então é rídiculo você ver aquele documentário com pitadas de novela mexicana, que mostra os japoneses como grandes criminosos e os americanos os salvadores do universo já que estão revelando ao mundo "a cruel indústria dos golfinhos".
    que direito tem os americanos de questionarem os habitos e alimentação de um povo , sendo que o seu estilo de alimentação se baseia no sofrimento de milhões de animais?
    Nos Estados Unidos existe uma Indústria de animais de corte, MUITO maior e que causa muito mais sofrimento do que essa dos golfinhos.
    Matar qualquer animal é um ato violento e imcompreensivo.
    Os americanos e quase todo o resto do mundo acha que é certo comer hamburguer.Por que matar vacas é certo e matar golfinhos é errado?
    os dois são animais, qual a diferença?
    A industria do fast food tenho certeza de que causa muito mais danos à saude dos americanos as pessoas do que o suposto mercúrio na carne de golfinho.E as autoridades americanas o que fazem a respeito das redes de fast food? Nada.Estão lá.Quase todos obesos e morrendo de doenças cardíacas.
    O Japão é uma das, se não a nação que tem maiores índices de expectativa de vida no mundo, os americanos tinham mais é que aprender com os japoneses e não fazer essa palhaçada.

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente.
    porque será que matar um golfinho para alimentação é errado, mas matar vacas, porcos, galinhas, perus... não é?
    ´no outro dia foi ao supermercado e vi há venda carne de tubarão. qual é a diferença entre comer carne de tubarão e carne de golfinho?
    os japoneses têm tanto direito de comer carne de golfinho, como os portugueses têm direito a ir ao mcdonald's e comer um big tasty.

    ResponderEliminar
  3. A diferença é que estes são criados pra abate e no caso dos golfinhos são retirados da natureza...
    Teria de legalizar a produção desses animais pra que sejam abatidos...Assim já se faz com crocodilos, avestruzes, javalis, etc
    É triste mas seria mais lógico!!!

    ResponderEliminar

//]]>