Crítica – Adaptation (2002)

Realizado por Spike Jonze
Com Meryl Streep, Nicolas Cage, Chris Cooper

Adaptation é um filme sobre orquídeas mas é também um filme sobre como escrever cinema. Nicolas Cage interpreta, em muito bem conseguidas cenas de montagem, dois irmãos gémeos (Charlie Kaufman e Donald Kaufman) que são na realidade os dois argumentistas do filme, tendo Charlie sido o autor, no filme e na realidade, do inigualável Being John Malkovitch. Meryl Streep cria Susan Orlean, uma conhecida jornalista americana autora de um livro chamado The Orchid Thief. Ora filme joga o tempo todo com esta referência interna. O argumento de Adaptation é a história de como Charlie adaptou o livro ao cinema. Essa adaptação foi angustiante. Cage cria um Charlie muito pouco confortável na sua pele, um artista em permanente autocrítica, por ser gordo, feio, careca e que, desesperado, se decide introduzir na própria história. É mesmo um dos pontos mais altos do filme o genérico onde somos bruscamente introduzidos nos seus pensamentos e no seu martírio mental. Já Donald é um argumentista menos dotado, mais comercial, mas muito confortável consigo mesmo. A figura de John Laroche, o ladrão de orquídeas, que garantiu a Chris Cooper o Óscar de Melhor Actor Secundário, é o verdadeiro motor do filme. Ele tem uma personalidade ímpar, uma excelente auto-imagem e uma fixação doentia por tartarugas, e vai desmoronar tudo à sua volta como sempre fez.

O desenrolar da narrativa tem momentos de boa comédia mas cai, a meu ver, frequentemente na exploração de situações levadas ao extremo do ridículo, ainda assim com uma fluência que surpreende o espectador. Os clichés são usados e abusados jogando com o facto das personagens terem uma existência real. Para além das excelentes interpretações de Meryl Streep e Chris Cooper o filme convence pela originalidade de um argumento que conta a sua própria história e a dos seus autores.

Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Após situação surreal de "Quero ser John Malkovitch", as situações em Adaptação até que não me causaram tanta estranheza (nada pode ser mais louco do que alguém entrar por um buraco na parede e ir parar na mente de alguém). Mas, concordo que o filme exagera quando eles chegam na cada de Meryl Streep. Um bom filme.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. O enredo parece perder completamente o seu fio a partir do momento em que se descobre o romance.

    ResponderEliminar

//]]>