Crítica - This Is England (2006)


Realizado por Shane Meadows
Com Thomas Turgoose, Stephen Graham, Jo Hartley

Um dos melhores filmes britânicos dos últimos tempos chega finalmente às salas de cinema portuguesas. Shane Meadows dirige este portentoso drama baseado na sua própria infância passada nos subúrbios ingleses na década de 80. Assim sendo, “This Is England” conta-nos a história de Shaun, um miúdo de 12 anos bastante problemático que é constantemente gozado pelos seus colegas de escola. Durante as férias, Shaun é acolhido por um grupo de skinheads que transformam radicalmente a sua vida, mas tal transformação poderá ter um elevado preço. O argumento apresenta-nos um interessante retrato social sobre a difícil convivência entre as diferentes raças e etnias, que convivem num dos países mais receptivos à imigração. Onde há uma grande variedade de culturas, há geralmente uma grande concentração de pessoas xenófobas e racistas que costumam juntar-se em movimentos extremistas e grupos rebeldes que defendem a sua raça. Esses grupos costumam recrutar jovens socialmente inaptos ou psicologicamente instáveis, que são facilmente seduzidos pela rebeldia e pela integração num grupo. O jovem Shaun enquadra-se precisamente nesse amplo quadro social e, após ter sido “recrutado”, começa a ver esse xenófobo e violento grupo como a sua verdadeira família. “This Is England” consegue explicitar, através de uma história quase documental, a típica escalada marginal que muitos jovens fazem para atingir uma sensação de integração social que inevitavelmente os impulsiona para uma vida criminosa e potencialmente escassa. O trajecto social de Shaun é dramático e praticamente incompressível para todas as pessoas que nunca tenham estado numa situação semelhante, no entanto, serve como uma potente chamada de atenção para todos os jovens de todas as etnias que se sintam seduzidos por uma vida marginal que inicialmente poderá ser apetecível, mas que vai acaba por trazer consequências muito menos apelativas.
Esta história pode situar-se na década de 80, mas enquadra-se perfeitamente na nossa realidade actual, porque cada vez mais somos confrontados com perturbantes notícias de actos violentos contra pessoas de etnias diferentes que, por força da falta de oportunidades nos seus países de origem, são obrigados a procurar uma vida melhor nos países ocidentais mais ricos. Este constante fluxo de imigrantes legais e ilegais gera um preocupante descontentamento junto dos nacionalistas, mas também junto das classes operárias que receiam que estes imigrantes roubem os seus lugares por oferecerem uma mão-de-obra mais barata. “This Is England” exterioriza na perfeição esta problemática cada vez mais presente na nossa sociedade global e que, infelizmente, não apresenta qualquer sinal de extinção ou diminuição. Esta obra exemplifica, com algum pormenor, as diversas situações xenófobas e racistas que ocorrem um pouco por todo o mundo e que são tidas como situações casuais ou normais por alguns membros da comunidade em questão. Essas acções violentas geram respostas igualmente perigosas que provocam uma tensão racial que raramente é resolvida.
Ao interessante e valoroso argumento, junta-se um elenco bastante competente que tem no jovem Thomas Turgoose (Shaun) a sua principal figura. Este pequeno actor assume uma tremenda preponderância no filme e, através da sua prestação intensa e dramática, consegue captar a atenção de qualquer espectador. “This Is England” é um drama quase documental que nos alerta para a complexa problemática da não-integração social que é repetidamente aproveitada pelos grupos criminosos para cultivar uma nova geração rebelde que segue fielmente os ideias dos seus lideres marginais. Esta demonstração bastante realista de alguns dos maiores problemas da nossa sociedade serve como alerta, para os mais jovens e para os mais velhos, que muitas vezes negligenciam estes problemas.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>