Crítica – Lady In The Water (2006)


Realizado por M. Night Shyamalan
Com Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard

Este filme, do mesmo realizador do fantástico “The Sixth Sense”, foi lançado nas salas de cinema em 2006 e foi a meu ver, injustamente retraçado pela crítica americana. Pode-se dizer que no passado, Shyamalan nos habituou mal ao apresentar filmes de grande qualidade, mas também tenho que concordar que “The Happening” foi uma das maiores desilusões de 2008. No entanto, discordo completamente que se diga que “Lady in The Water” foi um dos grandes flops de 2006. Acho mesmo que foi um dos melhores filmes desse ano e provavelmente o mais subvalorizado.
A história desta obra centra-se em Cleveland Heep (Paul Giamatti), um administrador dum prédio com habitantes de diferentes origens, raças, culturas e modos de viver. Tudo decorre normalmente até Cleveland encontrar Story (Bryce Dallas Howard), uma “narf” (ninfa do mar) que vai mudar a vida dos habitantes do prédio. O filme é provavelmente fruto de um argumento pessoal do realizador, visto que ele próprio contava este conto aos seus filhos. Trata-se de uma história de embalar para “adultos”, em que a dita narfa proveniente doutro mundo (mundo azul), nos traz uma mensagem que vai mudar o Planeta e os próprios habitantes do prédio que se vão apercebendo que pertencem à própria história, já que muitos vão ter papeis preponderantes na forma como mudam o Planeta e na forma como ajudam Story a voltar para o seu mundo de forma segura, uma vez que existem monstros horríveis do mundo azul que a querem destruir. Na minha opinião, há um certo sentido de Universalidade neste filme, em que várias pessoas de extremos opostos (os moradores do prédio, que vão desde o bem ao mal) se unem e salvam o nosso planeta perante uma ameaça externa.
Sem ser grande especialista nesses assuntos, achei a fotografia muito bem elaborada, a banda sonora arrepiantemente bela e os efeitos visuais algo discretos mas elegantes. Enfim, foi um filme muito criticado mas que eu considero bastante bom porque conta com uma boa prestação do elenco e com um desenvolvimento coerente que nos deixa concentrados no ecrã até ao fim.

Classificação - 4.5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. – Participe na sondagem "Melhor James Bond com Sean Connery" até ao dia 31 de Janeiro 2009, em http://additionalcamera@blogspot.com.

    ResponderEliminar

//]]>