Top 10 - Filmes de 2008

Com o final de 2008 chega também a altura de eleger, aqueles que foram na minha opinião, os Melhores Filmes de 2008. Este ano ficou inevitavelmente marcado, pela grande avalanche de Blockbusters que assolaram o Verão mas também pela enorme qualidade cinematográfica, que o final do ano nos apresentou. Relembro que esta lista dos 10 Melhores Filmes de 2008, é uma opinião pessoal que se baseia nas opiniões dos meios de comunicação mais prestigiados do mundo do cinema, nos prémios de grande importância que estas obras receberam e na minha própria opinião pessoal, que desenvolvi ao ver a maior parte destes filmes. Aqui vos deixo então, a minha escolha pessoal.

1º - The Dark Knight

As expectativas em redor deste filme eram bastante altas mas foram rapidamente confirmadas e superadas, após o seu lançamento nos EUA. Esta obra realizada por Christopher Nolan, contou com uma enorme campanha publicitária que ajudou a fazer deste filme um dos mais lucrativos da história do cinema. No entanto, o sucesso deste filme também advém da sua inerente qualidade narrativa e visual. Esta obra ficou também marcada por nos ter apresentado o último grande papel do malogrado actor Heath Ledger.

2º - Gomorra

Uma obra que retrata de forma verosímil, os autênticos dramas humanos vividos pelas vitimas e parceiros da temida Camorra, uma das organizações mais perigosas da máfia italiana. Esta é definitivamente uma obra-prima do cinema europeu, mais concretamente do cinema italiano que tem neste “Gomorra”, um dos seus mais conceituados trabalhos de sempre. Este filme de Matteo Garrone, baseado no livro de Roberto Saviano, é sem dúvida um dos dramas mais realistas dos últimos anos.

3º - WALL-E

Visualmente assombrosa e narrativamente engenhosa, esta obra animada da Pixar assume-se claramente como uma das melhores obras animadas de todos os tempos. Não é de estranhar que a maior parte dos críticos norte-americanos, tenha considerado este filme como um dos melhores de 2008. Uma obra perfeitamente adequada a todas as idades porque nos apresenta uma história romântica simples e bela.

4º - I´m Not There

Uma viagem pouco convencional pela vida de Bob Dylan, onde seis magníficos actores interpretam o famoso cantor como uma série de personagens em mutação do público ao privado, passando pelo fantasioso, à medida que vão construindo um retrato rico e colorido deste esquivo ícone norte-americano. Uma história magnífica.

5º - In Bruges

Esta co-produção Inglesa/Belga foi uma das grandes surpresas do ano. O realizador Martin McDonagh conseguiu criar uma excelente obra que mistura na perfeição o drama com a comédia, através de uma história bastante interessante e intrigante.

6º - Entre Les Murs

Um filme sincero e honesto que através da sua simplicidade narrativa, conseguiu retratar inteligentemente a realidade do ensino francês. Uma obra que apela ao diálogo e que nos transmite uma autenticidade e credibilidade, pouco vista nos nossos dias. A Palma de Ouro conquistada no Festival de Cannes, não poderia ter sido mais merecida.

7º - Aquele Querido Mês de Agosto

Uma excelente produção portuguesa que acompanha as múltiplas relações sentimentais entre os vários membros familiares de uma conhecida banda de musica popular. Um olhar sobre as nossas raízes culturais e sobres os nossos sentimentos familiares. Uma homenagem à cultura e à família portuguesa.
8º - The Wrestler

O prestigiado Festival de Veneza, consagrou com o seu principal prémio esta obra de Darren Aronofsky que retrata de forma intensa e dramática os recantos mais escuros do Wrestling. Através da personagem Randy The Ram, brilhantemente interpretada por Mickey Rourke, viajamos até um mundo repleto de adversidades mas iluminado por uma réstia de esperança.

9º - Quantum of Solace

Em termos comparativos podemos facilmente concluir que “Quantum of Solace” é claramente inferior a “Casino Royale” em praticamente todos os aspectos, no entanto, esta 22º obra cinematográfica do agente mais famoso do mundo consegue superar qualitativamente uma grande parte dos filmes que marcaram a saga no passado. Na minha opinião, “Quantum of Solace” é um bom filme de acção comercial que certamente agradará a todos os fãs do género.
10º - Iron Man

Um dos mais carismáticos super-heróis da Marvel, não poderia ter tido uma melhor estreia no mundo da 7º arte. Este verdadeiro Blockbuster, assume uma excelente qualidade visual e uma grande performance do elenco, liderado pelo brilhante Robert Downey Jr.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Eh pah, isto não é justo. Então ver filmes tão aguardados que não chegaram a Portugal deixam qualquer um com inveja. Parabéns pela sorte.

    Bom ano

    ResponderEliminar
  2. já é antigo mas até lembro de algumas coisas.

    The Dark Knight é justo vencedor.

    Gomorra é muito para um filme que devia estar à rasquinha neste top.

    Aquele Mês de Agosto pode ser um filme português mas vamos admitir este filme não têm grande coisa de especial.

    WALL-E é um filme lindo e adoro-o e este 3ºlugar é muito bem posto.

    I´m Not There e In Bruges são filmes bons mas para estarem no top 5 é exagerado.

    De resto The wRestler,Iron Man e Quantine of Solace são filmes também bem postos neste top.

    ResponderEliminar

//]]>