Crítica - When Did You Last See Your Father? (2007)

Realizado por Anand Tucker
Com Colin Firth, Jim Broadbent, Juliet Stevenson, Gina McKee

“When Did You Last See Your Father” é um drama britânico, inspirado nas memórias do poeta inglês Blake Morrison, que aborda os complexos laços familiares entre pais e filhos. A história do filme é nos contada através da perspectiva pessoal do próprio Blake (Colin Firth), que durante a sua fase adulta foi confrontado com a doença terminal do seu pai Arthur. Este foi um acontecimento marcante na sua vida, já que o obrigou a reconciliar-se com a sua família e a reaproximar-se do seu pai. Desta forma, Blake é obrigado a voltar a olhar para o passado e a recuperar experiências que partilhou com o pai, experiências positivas de grande intimidade e cumplicidade mas também experiências de cariz negativo repletas de frustração e indignação.
O argumento do filme aborda de forma competente os complexos laços de amor/ódio entre pais e filhos, mostrando como alguns momentos da vida podem ser cruciais para a aproximação ou afastamento entre ambos. Como é baseado numa história familiar verídica, o argumento não contém traços dramáticos demasiado imaginativos ou exacerbados, no fundo limita-se a relatar uma realidade pessoal de forma simples e concreta e é essa a verdadeira beleza do argumento, o sentimentalismo entre pai e filho na sua forma mais pura e real. O único ponto negativo do enredo é o facto deste se centrar em demasia na história de Blake e Arthur. Existiam outras histórias secundárias com potencial que poderiam ter sido alvo de uma abordagem mais profunda, histórias que poderiam ter dado ao filme uma maior diversidade e amplitude.
Como a história se divide entre dois espaços temporais, o filme recorre muitas vezes a flashbacks para realçar os momentos mais importantes do passado das duas personagens principais, essas recordações ligam-se na perfeição com a história do presente, criando um perfeito contraste de opiniões e mentalidades entre o antes e o agora, um contraste que serve para contextualizar a relação entre ambos mas que também serve para analisar o que correu mal na sua relação. Em suma, tanto o argumento como a competente realização de Anand Tucker, conseguem transmitir ao espectador as principais ideias e morais da história, sem nunca complicar ou dramatizar em demasia algo que é melhor retratado de forma simples.
Em termos de interpretações, o experiente actor Colin Firth acaba por se destacar do restante elenco graças a uma performance bastante sólida e carismática do poeta Blake Morrison (versão adulta), uma grande performance que definitivamente ensombrou a actuação de Jim Broadbent (Arthur) que nunca se mostrou capaz de roubar uma cena a Firth. O elenco secundário cumpriu a sua função e apoiou categoricamente os dois actores principais. Dentro do género dramático que aborda as relações entre pais e filhos, “When Did You Last See Your Father” é uma das melhores propostas dos últimos anos, muito por culpa de um bom argumento e de um elenco competente.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>