Crítica – Valmont (1989)

Realizado por Milos Forman
Com Colin Firth, Annett Bening, Fairuza Balk

O gosto dos anos 80 pelo revivalismo do Barroco trouxe ao grande ecrã, com poucos meses de distância, duas versões do famosíssimo romance epistolar de Choderlos de Laclos, Valmont (1989) e Dangerous Liaisons (1988). Valmont é uma versão muito menos hollywodesca do romance do séc XVIII e uma visão muito mais pessoal das personagens aí concebidas do que Dangerous Liaisons.
Centrado na figura do Visconde Valmont (Colin Firth), que o actor interpretou com contornos de sedução que conquistam o espectador, um fidalgo mulherengo , o filme roda em torno da luta de poder que este trava com uma antiga amante, a Marquesa de Merteuil (Annett Bening). Esta última personagem é a grande estratega do filme, perversa, despeitada mas simultaneamente de um charme envolto de uma falsa ingenuidade. Ao saber que o seu actual amante se irá casar em breve com uma jovem prima sua, Cecile de Volanges (Fairuza Balk), a Marquesa de Merteuil convence Valmont a desflorar a jovem a fim de se vingar do amante que a irá em breve abandonar. Valmont acede e aposta com a Marquesa que conseguirá seduzir uma jovem esposa de um juiz que com eles está hospedada na casa de uma velha tia do Visconde Pelo meio, existe o jovem Cavaleiro de Danceney (Henry Thomas) apaixonado por Cecile. Nesta versão o jovem Cavaleiro ao aperceber-se dos jogos de poder em que ele e a sua amada são apenas peões e instigado pela Marquesa que se desejava vingar de Valmont, desafia-o em duelo e acaba por o matar. A história termina com a vingança póstuma de Valmont que deixou Cecile grávida.
Esta versão, embora muito faustosa nos cenários e guarda-roupa, procura acima de tudo uma visão diferente da figura de Valmont mais humana, mais simpática o público do que a da obra original e do que a que Malkovich construira em Dangerous Liaisons. Mantém-se a luta perversa dos dois grandes sedutores mas ambos surgem como figuras que conquistam o afecto do público e o erotismo dos seus actos surge como qualquer coisa de legítima e de agradável para todos os envolvidos. O filme foi nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa e está disponível em DVD numa edição LNK VIDEO.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>