Crítica - You Don't Mess With The Zohan (2008)


Realizado por Dennis Dugan
Com Adam Sandler, Emmanuelle Chriqui, Rob Schneider, Henry Winkler

“You Don't Mess With the Zohan” é o mais recente projecto da dupla Dugan-Sandler que após o desastre cinematográfico “I Now Pronounce You Chuck and Larry”, volta-nos a “presentear” com uma comédia disparatada recheada de um humor vulgar e sem piada. O filme até começa bem, apresentando um inicio com piada e bem ao estilo do verdadeiro Adam Sandler, contudo à medida que entramos no desenvolvimento, o argumento começa a vacilar para o ridículo e para a vulgaridade, misturando mensagens políticas e humanitárias com um sentido de humor degradante e desenxabido. O filme conta-nos a história de Zohan (Adam Sandler), um agente de elite da Mossad e uma verdadeira estrela no seu país, mas Zohan tem um segredo, ele sonha tornar-se cabeleireiro profissional nos EUA e para o conseguir vai aproveitar um combate com o seu pior inimigo, um terrorista conhecido como Fantasma (John Turturro), para simular a sua própria morte e ir para Nova Iorque, armado apenas com tesouras e um secador. Apesar de inexperiente, é contratado pela patroa de um salão de cabeleireiros, uma jovem e bonita palestiniana. Rapidamente, Zohan ganha reputação como um dos melhores cabeleireiros da cidade e a clientela do salão não pára de aumentar, mas quando o seu passado como agente parece já estar enterrado, Zohan é descoberto pelo Fantasma, que desta vez vai tentar acabar com ele de uma vez por todas.
Durante aproximadamente duas horas, “You Don't Mess With the Zohan” tenta sem sucesso satirizar e humorizar o terrorismo e o conflito israelo-palestiniano, as piadas utilizadas para esse efeito não são inteligentes e muito menos cómicas e algumas chegam a ser bastante xenófobas. Infelizmente, o argumento do filme centra-se única e exclusivamente nesta tentativa inútil de fazer rir os espectadores, deixando de lado a coerência de uma história de fundo que se assume prejudicada pelos excessivos “sketches” humorísticos, muitos deles perfeitamente dispensáveis já que só quatro ou cinco é que têm piada. O elenco apresenta uma performance pobre e sem piada que condiz na perfeição com a fraca qualidade do argumento. Adam Sandler que se assume como o actor principal do filme, tem uma performance sofrível e bastante distante da qualidade apresentada em outros tempos. O resto do elenco, divide as suas interpretações entre o mau e o medíocre, não existindo ninguém que sobressaia pela positiva. “You Don't Mess with the Zohan” é uma comédia bastante fraca e confusa que vem acentuar mais uma vez a crise de ideias que tem vindo a afectar este género. As ideias originais não são más, a sua incompetente concretização e a procura da piada fácil é que tornam comédias como esta num autêntico lixo cinematográfico.

Classificação - 1 Estrela Em 5

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Sinceramente o Adam Sandler merece um filme á sua altura, e não esta especie de filme...

    ResponderEliminar
  2. sinceramente voçes de comedia nao percebem nada e o jt nao gosta de nada coitado

    ResponderEliminar
  3. Tá passando agora no Maxprime, e com 15 minutos já estou espantando com as piadas de mal gosto. Uma bolinha e um peixe entre as nádegas? Isso é humor? Ah, tá!

    ResponderEliminar
  4. humor trash é assim mesmo -_- ou você gosta ou odeia.

    ResponderEliminar

//]]>