Crítica - Wanted (2008)

Realizado por Timur Bekmambetov
Com James McAvoy, Morgan Freeman, Angelina Jolie, Terence Stamp

O realizador russo Timur Bekmambetov (Night Watch) converteu-se ao comercialismo de Hollywood para criar “Wanted”, um filme de acção repleto de adrenalina que promete aquecer este Verão com as suas cenas electrizantes acompanhadas por efeitos visuais de elevada qualidade. O seu argumento é baseado na homónima novela gráfica de Mark Millar e conta a história da transformação de um perfeito desconhecido e apático indivíduo num justiceiro sem paralelo. Wesley Gibson (James McAvoy) era o mais descontente, caseiro e monótono ser que o mundo alguma vez conheceu, até se cruzar com Fox (Angelina Jolie), uma sexy e mortífera assassina profissional que recruta Wesley para a “Fraternidade”, uma sociedade secreta que treina Wes para vingar a morte do seu pai. Descobrindo forças adormecidas, com os mais experientes tutores, incluindo o líder d’A Fraternidade, Sloan (Morgan Freeman), Wes amadurece para tirar partido da força que sempre ambicionou.
As sequências de acção são a maior força de “Wanted”, estas sucedem-se repetitivamente em forma de tiroteios, lutas ou perseguições. Todas essas cenas estão brilhantemente coreografadas e são acompanhadas por efeitos visuais/especiais de elevada qualidade que atribuem ainda mais espectacularidade as sequências. É claro que o filme não apresenta grande credibilidade em muitas dessas cenas, no entanto, essa não parece ter sido uma preocupação latente do realizador, por outro lado o espectáculo parece ter sido alvo de uma atenção redobrada, por isso é comum vermos cenas onde os protagonistas se esquivam das balas inimigas das formas mais impossíveis e espectaculares que se pode imaginar ou cenas onde os carros protagonizam manobras praticamente impossíveis mas igualmente magníficas. “Wanted” não é um filme para todas as idades, muitas das suas cenas de acção contêm fortes doses de violência. O sangue e a morte são portanto uma constante ao longo do filme, mas no meio de tanta violência se tal não acontecesse o filme ficaria inevitavelmente estragado.


O argumento, apesar de não ser nenhuma obra-prima, é suficientemente forte para não passar despercebido. É certo que os diálogos não apresentam grande profundidade e é também certo que a história é o que acaba por interessar menos no típico filme de acção americano, contudo “Wanted” não deixa de cumprir minimamente nesse campo, principalmente no seu inicio, fornecendo uma exposição da vida de Wesley muito competente e bastante metafórica que o humaniza e o aproxima de nós, meros espectadores da vida real. No fundo, é mais fácil identificarmo-nos com um simples homem com um emprego básico atormentado pelos simples problemas da vida do que com qualquer membro da Fraternidade. O seu realizador, Timur Bekmambetov, provou com “Night Watch” que sabe trabalhar muito bem com a câmara e em “Wanted” voltou a desenvolver um trabalho muito competente, explorando diversos ângulos de difícil concretização mas que se forem bem trabalhados fornecem imagens verdadeiramente espectaculares.
Esta obra conta com um elenco talentoso e célebre. As três caras mais conhecidas do filme são Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy, curiosamente os três actores que mais se destacam no filme. Angelina Jolie irradia sex-appeal em qualquer filme que participa, no entanto, os filmes de acção conseguem despertar ainda mais a sensualidade desta actriz americana. Em “Wanted”, Jolie eleva a fasquia oferecendo um novo sentido à expressão “Femme Fatale”. A personagem que interpreta no filme (Fox) irradia tudo o que de melhor há na actriz e, apesar de não ser um papel de grande dimensão, acaba por lhe assentar muito bem. James McAvoy aparece um pouco fora do seu elemento natural, no entanto, não deixa de nos oferecer uma performance competente, contudo, o seu forçado sotaque americano acaba por prejudicar a sua performance, talvez devesse ter algumas lições com Hugh Laurie. Morgan Freeman oferece o toque de experiência e classe ao filme. A sua personagem é o líder e professor da Fraternidade, o que não deixa de ser um papel representativo do próprio actor. “Wanted” é o perfeito filme de acção de Verão porque oferece ao espectador que procura entretenimento tudo aquilo que deseja, ou seja, muita acção, muita adrenalina, bons efeitos visuais, um elenco atractivo e claro muita diversão.


Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Ai, a Angelina Jolie provoca-me esgares... não gosto nem um pouco dela! Mas acredito que seja um espectáculo visual, por isso estou a pensar ir ver, sempre é entretenimento, e numa sala de cinema resulta sempre bem. E tem um interesse acrescido para mim: música de Danny Elfman!! O melhor compositor para filmes à face da Terra :P

    ResponderEliminar
  2. Sim, Wanted é daqueles filmes que deve ser visto numa sala de cinema com um bom sistema de som, como disse o ponto forte do filme são as suas cenas de acção que se alimentam muito á base do visual e do som.
    Bem eu não diria que Danny elfman é o melhor compositor para filmes á face da Terra mas está definitivamente no meu top5, adorei o trabalho dele nos primórdios do batman no cinema e claro em outros filmes que colaborou com burton.
    Quanto á Angelina Jolie, cada um com a sua opinião mas conheço várias pessoas, principalmente raparigas, que pensam como tu :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Eu vi o filme e está espectacular!
    Aconselho a irem ver.

    ResponderEliminar

//]]>