Crítica - Romeo and Juliet (1968)


Realizado por Franco Zeffirelli
Com Olivia Hussey, Leonard Whiting, Milo O’Shea, Pat Heywood
.
A mestria de um autor vê-se também pelo modo como consegue dar nova luz a uma obra conhecida de todos e muitas vezes recriada, é isso que acontece com Romeo & Juliet de Zeffirelli. Esta fabulosa produção faz viver o drama intemporal dos dois amantes inimigos com grande actualidade e simultaneamente um enorme rigor histórico. O filme foi rodado em Itália em cenários medievais. Por outro lado, o fogo do primeiro amor é de tal modo violento que contagia o espectador tal como são perfeitamente plausíveis o ódio entre as duas famílias, a galhardice dos jovens, a simpatia de Frei Lourenço. Esta pureza das emoções deve-se também ao facto de tanto o intérprete de Romeu (Leonard Whiting) como de Julieta (Olivia Hussey) serem desconhecidos do público e extremamente jovens, Whiting tinha apenas dezoito anos e Olivia Hussey quinze, tendo sido a interpretação desta última considerada na altura de tal modo notável que foi galardoada com o Globo de Ouro e o prémio David Donatello. Para além destes galardões, o filme foi ainda nomeado para quatro Óscares, incluindo melhor realizador, tendo levado para a casa as estatuetas de Melhor Cinematografia e Melhor Guarda-Roupa, entre muitos outros prémios de diferentes entidades. Lembro ainda que para filmar os seios de Olivia Hussey na cena da madrugada da consumação do casamento de Romeu e Julieta Zeffirelli teve de pedir uma autorização especial ainda assim e apesar de este ser o único nu do filme esta actriz não pode assistir à estreia dado o filme não ser para a sua idade. É mais um grande marco do cinema ocidental que todos os que se interessam por esta arte devem conhecer.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Um bom filme sem dúvida, Franco Zeffirelli sempre conseguiu adaptar de uma forma soberba as obras de W.Shakespear ao grande ecrã e a prova-lo estão os seus outros sucessos "Hamlet" e "Otello". Pena a Academia nunca lhe ter reconhecido o talento com uma estatueta de Melhor Realizador.

    ResponderEliminar
  2. Olivia Hussey tinha 17 anos, ela nasceu em 17 de abril de 1951.

    ResponderEliminar
  3. Franco Zeffirelli nesta obra, mostrou de forma impecável e livre o tipo de amor que todos nós sempre sonhamos em ter .
    As atuações dos atores também brilham e nos fazem imaginar de forma quase real os acontecimentos do filme em si.
    História fantástica, atores impecáveis e um diretor fantástico fazem deste filme um dos maiores de todos os tempos !!!

    Att,

    Atrilio

    ResponderEliminar

//]]>