Crítica - Speed Racer (2008)

Realizado por Andy Wachowski, Larry Wachowski
Com Christina Ricci, Emile Hirsch, John Goodman, Susan Sarandon, Matthew Fox

Quando foi anunciado que o mítico anime de corridas “Speed Racer” iria ter uma adaptação ao cinema, uma onda de entusiasmo varreu todos os seus fãs. Essa satisfação aumentou quando se soube que os criadores da trilogia “Matrix”, Andy Wachowski e Larry Wachowski, foram os realizadores escolhidos para dar vida a este projecto altamente ambicioso. No entanto, o entusiasmo esfumou-se quando o filme estreou nos E.U.A e começou a ter péssimas críticas, obtendo igualmente uma má recepção por parte do público, levando ao seu fracasso nas bilheteiras desse país e posteriormente de todos os países onde estreou. O filme baseia-se na história central do anime, repescando portanto as suas principais personagens e elementos, assim sendo, somos apresentados ao mítico Speed Racer (Emile Hirsch), um às ao volante e uma autêntica estrela das corridas de carros. Speed é agressivo, instintivo e sobretudo destemido, sendo o seu único tormento a morte do irmão numa corrida. O carro de Speed é o célebre Mach 5, um fantástico automóvel que foi desenhado pelo seu pai e que reúne todas as qualidades necessárias para singrar neste desporto, já que é rápido, seguro e extremamente aerodinâmico. O talento de Speed chama a atenção da Royalton Industries, que lhe oferece um excelente contrato que ele rejeita, enfurecendo assim o malévolo dono da companhia. Speed sabe que recusar a oferta pode significar nunca mais cortar uma linha de meta, um risco que ele está disposto a correr. A única forma de salvar o negócio da sua família e defender o desporto que adora é vencer a Royalton no seu próprio jogo, mas para isso terá de vencer a corrida que matou o seu irmão, a temível Casa Cristo 5000.

   

Esta mediana produção oferece ao espectador uma saturação de cor e brilho da primeira até à última cena. Este ambiente psicadélico cansa não só a vista como a própria mente, perdendo-se por vezes a noção da história e do rumo que esta tenciona levar. O exagerado nível de cor prejudica não só a história, como também os próprios efeitos especiais utilizados. Estes misturam-se forçosamente com as cores criando um aspecto visual pouco atractivo e demasiado infantil. O argumento baseia-se nas principais ideias do anime original, contudo não transmite plenamente a história de Speed. O filme foca-se mais na adrenalina e no visual, deixando um pouco à parte a história de Speed e da sua família. As corridas são um dos pontos mais focados pelo filme, contudo não oferecem a mesma sensação de aventura e fantasia que as do anime, chegando mesmo a ser por vezes demasiado infantis. No fundo, o argumento falha em transmitir ao público as duas principais ideias do anime: o drama familiar de Speed e a aventura das corridas. O elenco apresenta-nos um nível medíocre. Emile Hirsch não está péssimo no seu papel de Speed Racer, contudo fica no ar a sensação de que poderia ter levado a sua personagem um pouco mais longe. Já Matthew Fox está terrível como Racer X, porque não conseguiu transmitir à sua personagem nenhum mistério ou intriga, aspectos absolutamente fundamentais na alma desta icónica personagem, no entanto, a culpa destas falhas não é só sua, porque a equipa criativa não deu claramente a atenção devida a esta personagem de grande importância no universo Speed Racer. A equipa criativa também não deu a importância devida ao carro Mach5, já que todas as modificações que os guionistas promoveram conseguiram desrespeitar por completo a essência mais pura do anime. O extravagante e enervante aspecto visual prejudicou claramente esta adaptação cinematográfica de “Speed Racer”, que peca também pelo seu fraco argumento e pelo seu débil grupo de ator. Exigia-se muito mais para um anime que marcou uma geração e que ainda hoje passa nas televisões de todo o mundo. Os irmãos Wachowski acabaram por ser uma ideia infeliz da produtora, sendo para mim os principais responsáveis pelo enorme fracasso do filme. “Speed Racer” não oferece a adrenalina nem o entretenimento familiar que prometia, oferece apenas um vislumbre daquilo que poderia ter sido mas que nunca chegou a ser.

Classificação - 2 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Portal... não tenho como criticar sua critica. Você já deve ter lido minha critica, assim, sabe que me emocionei. ASSIM COMO NÃO ENTENDO A PARTE SEM ADRENALINA DA ADAPTAÇÃO DE UM DESENHO, sim, INFANTIL.

    ResponderEliminar
  2. Ora vamos por partes :)

    Quando comentei no teu blog a tua crítica ao Speed Racer ainda não tinha visto o filme, por isso é que não me excedi demasiado.

    Depois de o ver já posso falar com toda a certeza que a nota maxima que tu deste é impressionantemente excessiva, certamente o amor pelo anime falou mais alto que a razão, certamente se fizessem um filme sobre o Hellsing e fosse uma porcaria, era bem provavel que aumentasse um bocado ao valor emcocional mas pela parte técnica daria sempre a minha mais honesta opinião.

    Como já referi no texto crítico, o pior de Speed Racer é o vísual, nem um filme animado da Disney tem tanta cor como Speed. O próprio argumento não me seduz, os vilões são "gatinhos" comparados com os do anime original e o Racer X, bem nem comento, deram-lhe um tratamento completamente diferente do anime.
    Depois Speed não é um desenho animado como o Mickey Mouse, é um anime e só aí o nível de maturidade tende a aumentar e speed é um anime virado para um público adolescente e por isso é que considero que á sua adaptação cinematográfica é demasiado infantil em relação á visão do anime.
    Não achei que para um filme sobre corridas e carros tivesse adrenalina suficiente, é previsivel e nem mesmo as "armas" o safam, ainda por cima aquelas cores....ainda enjoam mais a alta velocidade.

    Mas cada um com a sua opinião mas tens k admitir que um filme de 5 estrelas não ocuparia o modesto 27º lugar em box office mundial com tendencia a cair mais, ainda por cima com uma das mais dispendiosas campanhas de marketing do ano por trás....

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com alguns pontos que revelaste na tua crítica relativamente ao filme.

    Já notei que as pessoas refilam mais com o visual do filme do que outra coisa, e nisso não contesto porque compreendo. Eu adorei toda a estética visual do filme, e não falo apenas das cores e dos efeitos psicadélicos com que deram vida ao mundo do filme, mas à própria edição das cenas. No entanto compreendo que a extravaganza quase epiléptica do filme seja demasiada para alguns.

    Aquilo que não concordo é o afirmarem que o filme apresenta-se como infantil. De novo, nunca vi as séries, mas eu acho que isto cai muito na mania que os estúdios americanos habituaram ao público em que as adaptações ou remakes têm de ser sempre uma "versão dark" do original. Este filme, como uma "adaptação", tomou um rumo diferente. A meu ver, como adaptação, este rumo resultou. Eu vejo o filme como um todo, e não me interessa o quão ele distancia-se do anime, e a abordagem cómica e "infantil" que ele teve resultou muitíssimo bem com todos os outros campos do filme.
    Por exemplo, mal os primeiros trailers do filme chegaram e já estavam os críticos a refilar por causa dos visuais. É uma opinião minha, mas não percebo esta atitude que se tem com as adaptações. Porque eu nem vejo ninguém a refilar quando outras industrias pegam no material de um filme e fazem dele versões muito mais cómicas e parvas do material original.

    Se tivesse de dar uma classificação de 1 a 5, eu daria facilmente um 5. E antes que quem esteja a ler este comentário levante a sobrancelha, vou explicar porque é que o faria.
    "Speed Racer" é um filme. A nota que dou ao filme não é por comparação com outros filmes que já vi, ou em comparação com guiões que tenham dado óptimos enredos. Cada filme tem de querer transmitir algo, e para que isso aconteça, apenas a equipe por detrás desse projecto é que saberá de que maneira é que este "algo" é transmitido. Um bom filme não é um com um óptimo guião, e óptimos actores, e óptimo tudo. Claro que isto ajuda, e aliás é algo que deve ser procurado na criação do filme. Mas o que interessa é que todos os elementos do filme trabalhem para a transmissão deste algo.
    Em Speed Racer, eu senti a adrenalina, a loucura daquele mundo que soava real. Eu senti a tensão familiar instalada na personagem, eu por dentro gritei pela sua vitória em todas as corridas. As cenas das corridas eram deslumbrantes, cada uma à sua maneira.
    Saí do filme bem disposto, com um sentimento de conclusão.
    Por isso, eu daria um 5.

    Mas lá está, se tivesse de aconselhar o filme a alguém, advertia era por causa do visual, porque pode não ser do agrado de muita gente.

    Ah, e desculpem pelo post comprido =p

    ResponderEliminar

//]]>