Crítica - Shine a Light (2008)

Realizado por Martin Scorsese
Com Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood, Charlie Watts, Martin Scorsese, Christina Aguilera, Jack White

Um magistral documentário musical sobre uma das maiores bandas do mundo, os Rolling Stones. Martin Scorsese ilumina, com o seu próprio génio e visão, aquele que é considerado por muitos como sendo a melhor banda rock do planeta. “Shine a Light” oferece ao espectador uma aproximação rigorosa, deslumbrante, divertida e profundamente humana dos quatro membros da banda: Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood, Charlie Watts. “Shine a Light” leva-nos numa viagem musical pelo glorioso passado e energético presente musical da banda, brindando-nos com os principais temas que fizeram dos Rolling Stones uma das bandas de maior sucesso de sempre. Um excelente espectáculo ao vivo, cheio de energia e emoção, filmado no magistral Beacon Theater, situado na cidade que nunca dorme, Nova York. O espectáculo conta ainda com alguns convidados de renome musical, destacando-se a presença da diva do pop Christina Aguilera e do líder dos White Stripes Jack White.
Martin Scorsese, um dos maiores realizadores da actualidade, premiado em 2007 com o Óscar de Melhor Realizador, criador de obras como “The Departed”, “The Aviator”, “GoodFellas” entre outros, aventura-se no mundo musical para prestar homenagem a uma das suas bandas favoritas. Para o ajudar nesta empolgante aventura, o cineasta contou com o contributo de inúmeros especialistas técnicos, famosos pelo seu trabalho de qualidade e incrivelmente profissional. Nesta longa lista destacam-se nomes como Robert Richardson, Albert Mayles, Mitch Amundsen, Stuart Dryburgh ou Robert Elswit. O reportório do concerto junta êxitos como “Satisfaction”, “Jumpin Jack Flash”, “Brown Sugar”, “Start me Up” ou “Sympathy for the Devil” com temas pouco habituais mas igualmente magistrais como “As Tears Go By” ou “Far Away Eyes”. Certamente que os fãs da banda se sentiram satisfeitos com as músicas tocadas, porque todas elas representam o que a banda é, ajudando a contar um pouco da sua longa história. Para além do concerto, “Shine a Light” conta com algumas pequenas intervenções de bastidores por parte dos intervenientes e realizador, uma espécie de Making Off que se torna num complemento bastante atractivo para o filme. Em suma, “Shine a Light” é uma intensa homenagem de 122 minutos a uma banda que já conta com mais de 45 anos de história. 45 anos de energia, qualidade, diversão, êxtase, alegria e qualquer outro adjectivo positivo que se possa encontrar no dicionário. Os Rolling Stones continuam a encantar o público por onde quer que passem. Este filme é apenas mais uma forma de espalhar a magia dos Stones pelo mundo.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. scorsese diz-me muito... é com expectativa que aguardo a oportunidade para ver o documentário. Scorsese consegue grandes trabalhos com o documentário... a lista é já imensa. Bom trabalho JT, critica objectiva, bem trabalhada e sintética

    ResponderEliminar

//]]>