Crítica - The Bank Job (2008)

Realizado por Roger Donaldson
Com Jason Statham, Saffron Burrow, Stephen Campbell Moore, Daniel Mays

No ano de 1971 em Londres, um grupo de ladrões idealiza um plano perfeito para assaltar com sucesso um banco. O seu plano consiste em construir uma série de túneis por baixo da “Baker Street”, onde se situa um dos bancos mais importantes de Londres - o “Loyds Bank”. Os assaltantes do mais tarde apelidado “Assalto dos Walkie-Talkies” acabam por obter o sucesso esperado fugindo com mais de três milhões de libras em dinheiro e jóias, iludindo as autoridades e as medidas de segurança do banco, no entanto, o plano apresentou uma falha crucial: os elementos do “gang” comunicavam entre si utilizando Walkie-Talkies e no dia do assalto todas as suas conversas foram ouvidas por um operador de rádio que apanhou o sinal mas, apesar desta falha que certamente denunciou a identidade de alguns elementos, a polícia inglesa nunca prendeu ninguém e o dinheiro nunca foi recuperado. A cobertura mediática do caso durou surpreendentemente pouco tempo, tendo parado ao fim de quatro dias após o assalto. Acredita-se que o MI5 (Serviços Secretos Britânicos) pressionou a imprensa e a polícia londrina para abandonarem a história.
O filme realizado por Roger Donaldson elabora uma história fictícia sobre esse mediático assalto, formulando uma teoria do que realmente poderia estar por detrás deste e das pressões do MI5. “The Bank Job” oferece ao espectador uma versão polémica do que pôde estar por detrás deste enigmático caso que até hoje não teve uma resposta conclusiva. Entre conspirações que envolvem escândalos sexuais de membros da realeza britânica e a corrupção do governo e da polícia inglesa, esta obra acaba por elaborar uma sórdida teoria que certamente está muito longe da verdade mas que não deixa de ser interessante de analisar. Como filme, "The Bank Job" acaba por ser uma mistura entre “The Italian Job” e a saga “Oceans”, misturando o mundo dos assaltos com o mundo da corrupção e da espionagem. No fundo, "The Bank Job" é mais um filme de acção com uma ideia bastante interessante, mas que acaba por ser mal concretizada. O seu argumento tem um conteúdo demasiado explicito e uma história que acaba por ser um pouco incoerente na sua construção, já que tanto pode ter uma cena magnifica como pode ter uma imediatamente a seguir que roça o ridículo. “The Bank Job” é portanto um filme que ficou à quem do seu potencial. A ideia da conspiração e dos escândalos sexuais até é bastante interessante e até se enquadra muito bem no envolvimento original do MI5, no entanto, faltou ao argumento e à própria realização um pouco mais de cabeça na construção/idealização de toda a trama.
Apesar de tudo, este filme acaba por conseguir recuperar o espírito dos grandes filmes de assaltos e de ladrões dos bancos, tal como havia feito a versão mais recente de “The Italian Job”. A obra é bastante rica em material para maiores de dezoito anos, contendo cenas bastante violentas e explícitas. Isto não é nada de anormal nos nossos dias, mas não há dúvidas que desviam a atenção do espectador da história principal e daquilo que realmente é importante perceber no filme. O elenco tem como principal protagonista Jason Statham, uma cara habitual em filmes de acção do género (The Italian Job, Crank, Transporter) que faz exactamente o que fez nas suas obras anteriores, ou seja, limita-se a ser uma personagem com ar de mau que não tem medo de se envolver em confrontos físicos altamente violentos e perigosos. Apesar de não dever muito ao talento, Statham acaba por ser o “Actor-Modelo” para este tipo de filmes que não necessitam de um actor talentoso, mas sim um que perceba de artes marciais e que tenha um ar de Gangster. Saffron Burrow, a bonita actriz de “Boston Legal”, tem o papel feminino mais relevante do filme e interpreta-o competentemente. Burrow já mostrou que pode fazer mais e melhor, mas ainda está à procura daquele papel que a possa catapultar para voos mais altos, papel esse que não obteve em “The Bank Job”. O restante elenco está na mesma situação que Statham, competentes para um filme deste género, mas que certamente se dariam mal em outras histórias. “The Bank Job” é um filme razoável, mas poderia ter sido muito mais que isso. Um melhor tratamento da ideia original poderia ter dado origem a uma boa obra, mas em vez disso estamos perante um aceitável filme de acção que contem todos os elementos fundamentais de um filme do género, mas que infelizmente acaba por não oferece mais que isso.

Classificação - 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>