Espaço Séries: Conta-me Como Foi


Hoje o este espaço é dedicado a uma série portuguesa que tem demonstrado bastante qualidade. Esta série é adaptada da série espanhola “Cuéntame como pasó” e tem como objectivo retratar tudo o que aconteceu desde finais da década do século XX. O núcleo principal da série é constituído pela família Lopes. Esta família debate-se com grandes problemas financeiros, conseguem comprar uma televisão mas não têm dinheiro para algo mais caro, como por exemplo um automóvel.
Quem narra todas as aventuras e desventuras da família é o filho mais novo, que no presente já é adulto. Mas que na altura em que a série começa em 1968 tem 8 anos. A série conta todos os acontecimentos marcantes em Portugal e no Mundo e a reacção da família e da sociedade em relação a isso. É tudo isto que acresce a série de uma excelente qualidade. Apesar de tudo, a série não tem particularmente nenhuma vertente politica nem algo do género, mais do que aprender a série quer entreter o público e consegue perfeitamente demonstrado que em Portugal também se pode produzir algo de bom sem ser necessário recorrer a “cenas picantes”. Sim, é portuguesa. Sim, não tem sexo. Sim, não tem violência. Parece aborrecida? Pois não é. É uma série de grande qualidade que merece ser vista e revista. Bem se sabe que se fosse americana até poderia ser das mais vistas por cá.

Personagens :

António Lopes (Miguel Guilherme) – Defende a família e trabalha, por vezes mesmo sujeitando-se ao que não quer para conseguir sustentar a família. Porém, a sociedade portuguesa ainda é muito fechada e pouco liberal na altura o que também influencia o seu modo de estar provocando conflitos com os seus filhos mais novos que têm outra forma de pensar.

Margarida Lopes (Rita Blanco) – Esposa de António. É doméstica e costureira.

Dona Hermínia (Catarina Avelar) – A avó de Isabel,Tóni e Carlos. Não percebe muitas das coisas que estão acontecer, não aceitando o progresso.

Isabel Lopes (Rita Brütt) – É cabeleira. A certa altura vai passar férias ao estrangeiro e vai descobrindo uma mentalidade totalmente diferente voltando diferente.

Tóni (Fernando Pires) – Estudante universitário e o filho que dá mais dores de cabeça ao pai com os seus ideias de revolução.

Carlos (Luís Ganito) – O filho mais novo. Tem oito anos. Tem várias ideias e às vezes percebe mal as coisas acabando por errar. É também a vertente mais bem disposta da série.

Engenheiro Ramires (José Raposo) – Chefe de António. Intransigente.

Clara (Maria João Abreu) – Dona do cabeleireiro onde trabalha Isabel.

Lena (Ana Guiomar) – Colega de Tóni, activista e progressista.

Luís e Marinho (Francisco Madeira e Manuel Alves) – Colegas de aventuras de Carlos.

Luís Lucas (narrador) – A voz adulta de Carlos Lopes.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Quem estiver interessado em participar na petição para a edição em DVD da série "Conta-me como foi" é favor visitar:
    www.petitiononline.com/seriertp/petition.html

    obrigada

    ResponderEliminar
  2. POis esta é uma excelente série, do melhor que já se fez em POrtugal! Miguel Guilherme mostra que é (para mim) o melhor actor português da actualidade! Pois é bom que haja DVD disto no futuro próximo!

    ResponderEliminar

//]]>