Crítica - The Remains of the Day (1993)

Realizado por James Ivory
Com Anthony Hopkins, Emma Thompson, Christopher Reeve, James Fox, Hugh Grant

Se já tiveram a oportunidade de ver filmes de origem britânica como “Atonement” ou “Pride and Prejudice” e ainda não viram este “The Remains Of The Days”, então não sabem o que estão a perder porque para mim este é um dos melhores dramas produzido por terras de sua majestade e, para ajudar a prová-lo, estão as oito nomeações que recebeu para os Óscares da Academia (incluindo Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Principal, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Realizador). “The Remains Of The Days” é um magnífico drama de 1993 baseado na obra literária de Kazuo Ishiguro e adaptado ao cinema pelas mãos do realizador James Ivory. Uma obra de grande qualidade que resulta de um engenhoso e interessante argumento que, misturado com uma realização de classe, nos fornece uma belíssima história de amor apoiada por interpretações extraordinárias de Anthony Hopkins e Emma Thompson. Stevens (Anthony Hopkins) é o melhor exemplo de um mordomo perfeito. Este excelente profissional é o desejo de qualquer patrão porque apresenta as principais qualidades que um mordomo deve possuir, ou seja, é perfeccionista, experiente e emocionalmente neutro. É um homem que prefere a paixão do seu trabalho a uma paixão amorosa, mostrando uma completa dedicação à família que serve a às suas funções, mas Stevens vai descobrir que o amor é um sentimento poderoso e não pode ser ignorado quando é verdadeiramente sentido. Ele será vítima disso mesmo quando se apaixona inesperadamente pela Senhora Kenton (Emma Thompson), também ela uma funcionária do senhor Darlington Hall. Devido às suas peculiares personalidades tem inicio uma autêntica aventura romântica, tensa e apaixonada entre ambos, que só poderá ter um de dois desfechos um final feliz ou a miséria e o desgosto para ambos.
A história do filme transcende o campo romântico, porque para além do romance entre Stevens e Keaton é retratado o dia a dia de uma mansão tipicamente inglesa dos inícios do século XX, ou seja, os costumes e manias da aristocracia inglesa e os vários acontecimentos políticos e diplomáticos que a Inglaterra vive graças à Segunda Guerra Mundial. James Ivory é um realizador que nos apresenta sempre um trabalho elegante e refinado, “The Remains of the Days” não é excepção. Poucos realizadores conseguiriam retratar na perfeição a classe a os costumes de aristocracia inglesa da época em que se passa a acção do filme. Ivory conseguiu captar de uma forma brilhante a essência e a qualidade da história romântica, explicando de uma forma perceptível a complexidade psicológica das duas personagens principais, tornando claro as razões que impedem a existência de um relacionamento normal entre os dois. Ivory consegue transmitir tacitamente a forte carga negativa deixada em várias personagens pelo fantasma da Segunda Guerra Mundial, jogando por diversas vezes com os sentimentos e emoções das duas personagens principais com outros sentimentos apresentados pelas personagens secundárias. As interpretações de Anthony Hopkins e Emma Thompson são excelentes. Hopkins tem aqui uma das suas melhores representações no cinema e, provavelmente, uma das mais emotivas e dramáticas da sua carreira. Ele é sem dúvida a grande estrela do filme, sendo mesmo capaz de relegar para segundo plano outra enorme participação por parte de Emma Thompson. O filme não vive só destas duas magnificas performances. O elenco secundário, que conta com nomes como James Fox, Hugh Grant ou Christopher Reeve, também se exibe a um excelente nível. Em suma, “The Remains of the Day” é um forte filme melodramático. Com um argumento poderoso, completo e bem redigido, uma realização capaz e com classe, um elenco de luxo que nos brinda com uma qualidade rara, uma fotografia apaixonante e uma banda sonora cuidada, este filme é sem dúvida um dos melhores dramas ingleses da década de noventa. Decididamente uma obra que recomendo a todos os amantes de um bom drama.

Classificação - 4 Estrelas Em 5

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