Crítica - Hard Candy (2005)

Realizado por David Slade
Com Ellen Page, Patrick Wilson e Sandra Oh

Surpreendente? Sim. Chocante? Com certeza. Polémico? Sem dúvida. "Hard Candy" foi certamente um dos filmes-surpresa do ano 2005. Fui ver este filme ao cinema sem ter ouvido falar muito nele (não é um filme propriamente comercial) e saí da sala convicto de que tinha acabado de ver um dos melhores filmes desse ano. Um fotógrafo conhece uma adolescente pela Internet, através do messenger. Numa tarde decidem combinar um encontro para se conhecerem melhor. O encontro corre bem e inocentemente (ou não) a rapariga aceita visitar a casa do homem. Tudo se parece encaminhar para mais um episódio de abuso sexual e aproveitamento da inocência da menor, quando de repente algo acontece e a história muda completamente de tonalidade. Será possível o capuchinho vermelho comer o lobo mau? É a grande premissa do filme. Extremamente bem filmado, com interpretações absolutamente fenomenais (atenção à jovem Ellen Page, que se mantiver o profissionalismo e os pés bem assentes na terra poderá transformar-se numa das melhores actrizes da sua geração) e detentor de um realismo intenso e sem limites, "Hard Candy" surpreende e chega mesmo a "incomodar" os espectadores nalgumas cenas. Especialmente os do sexo masculino.
Principalmente numa era em que a pedofilia é uma questão tão discutida e badalada, este filme transforma-se num filme de visionamento obrigatório. Verdadeiramente polémico, “Hard Candy” levanta inúmeras questões sobre o que é certo ou errado, sobre o que se deve ou não fazer... A personagem de Page é impiedosa e cruel e ao longo do filme chegamos a admirá-la, mas também a receá-la. Qual a forma mais correcta de agir nestes casos? Como se costuma dizer, "All's fair in love and war". Mas será que é mesmo assim? Este é um filme que levanta imensas questões, sendo excelente e imperdível! Vencedor de vários prémios em vários festivais de cinema, é apenas de lamentar a pouca atenção dirigida a este filme pelos media, pelo mercado e pela população em geral.

Classificação - 4,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

8 Comentários

  1. Um fim muito rápudo e mau, por vezes irritante e repetitivo. Ainda assim é um filme recomendavel, mais não seja pelas interpretações e a estetica do mesmo. Sem dúvida que a Ellen Page vai longe.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o filme mas concordo com o David podiam ter posto um fim correspondente com a qualidade do filme.

    ResponderEliminar
  3. Eu ja o tinha visto em 2005 e confesso que não gostei muito, não sei bem porque mas o filme ou por ser muito directo ou demasiado polemico não me agradou, mas recentemente vi o filme em dvd com oilhos de ver e realmente tive outra precepção, aconcelho portanto a kem viu uma primeira vez e n gostou a ver uma 2º vez e talvez mude de opinião.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o filme, só não gostei foi mesmo do final....
    afinal o gajo morreu? ou a gaja estava mais uma vez só a gozar com ele?

    ResponderEliminar
  5. Realmente este filme é muito interessante e adorei. Relativamente ao final deste, devo dizer que é normal que muitas pessoas não tenham gostado. Este tipo de finais devem ser interpretados com cuidado. Pela minha interpretação esta rapariga só quis vingar a morte da amiga e mata-los aos dois assassinos pedófilos. Quando ela diz "ou não." quer dizer que ela não manterá o segredo sobre o facto de ele ser pedófilo.

    ResponderEliminar
  6. ruim de mais podem assistir qts vezes for ruim ruim ruim e a garota e uma chata.

    ResponderEliminar
  7. "Hard Candy": 4*

    "Hard Candy" tem uma história bastante boa e um argumento muitíssimo bem escrito, portanto recomendo que vejam este filme algo perturbador.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar
  8. Ela é sádica do início ao fim. Onde já se viu fazer justiça com as próprias mãos? Interessante ser visto mas no geral é perda de tempo.

    ResponderEliminar

//]]>